Introdução
Assim como a prática de atividade física e a alimentação saudável, o sono é muito importante para termos qualidade de vida.
Passamos um terço da nossa vida dormindo, e é neste momento que acontece a reparação de funções básicas do nosso organismo. Quando isso não acontece de forma efetiva há um prejuízo para saúde, e alterações como hipertensão, diabetes, irritabilidade, sonolência excessiva e perda de memória podem acontecer.
Quando não temos o sono eficiente essas alterações podem afetar de forma indireta a nossa qualidade de vida causando problemas na vida familiar, profissional e social.
Quando nos deparamos com informações como essas surgem as dúvidas:
Será que eu durmo bem? Como é a qualidade do meu sono? Será que a qualidade do meu sono está afetando o meu dia a dia?
Ter as respostas para estas perguntas pode ser a diferença entre viver bem ou conviver com diversas alterações que podem prejudicar e muito a qualidade de vida e principalmente a saúde.
O que é Apneia do sono?
A palavra apneia significa “ausência da respiração”. Apneia do sono é o distúrbio no qual a pessoa sofre breve e repetida interrupções da respiração enquanto dorme. As apneias são causadas por obstruções transitórias da passagem do ar pela via aérea superior.
A SAOS (síndrome da apneia obstrutiva do sono) é definida como repetidas interrupções na respiração durante o sono, devido à obstrução da via aérea superior, que na maioria das vezes está acompanhada da diminuição da saturação de oxigênio no sangue seguido do micro despertar para respirar.
Será que eu tenho SAOS?
A melhor pessoa para te ajudar a encontrar a reposta para esta pergunta é quem convive com você. Pois pessoas que sofrem com Apneia do Sono geralmente apresentam algumas características como: ronco alto e interrompido, sono agitado, engasgos noturnos, fadiga crônica, dor de cabeça pela manhã, entre outros sintomas.
Sintomas da SAOS
- Ronco alto e interrompido
- Sono agitado
- Engasgos noturnos
- Sonolência excessiva durante o dia
- Sono não reparador
- Fadiga crônica
- Dor de cabeça pela manha
- Irritabilidade
- Depressão e apatia
- Dificuldade de concentração
- Perda de memória
- Hipertensão arterial
- Poliúria noturna (aumento da necessidade de urinar)
- Impotência sexual
O que eu devo fazer caso eu suspeitar que tenha Apneia?
É extremamente importante a ida ao médico especialista em distúrbios do sono, como por exemplo, o otorrinolaringologista ou o pneumologista.
O diagnóstico da SAOS é feito por meio do exame de polissonografia (estudo do sono) que será solicitado pelo seu médico.
O exame pode ser realizado em casa por meio de equipamentos ambulatoriais, ou pode ser realizado no laboratório do sono onde o paciente passa a noite para a realização do exame.
Quais as conseqüências de não tratar a SAOS?
A primeira coisa que percebemos é a piora na qualidade de vida. Além disso, o fato de não tratarmos a SAOS pode nos acarretar problemas como:
- AVC – acidente vascular cerebral
- Problemas cardiovasculares
- Hipertensão arterial
- Pode causar acidentes no trânsito ou no trabalho devido à sonolência excessiva, entre outros problemas.
Qual o tratamento para SAOS?
Existem algumas formas de tratamentos que são efetivos no caso da SAOS. Esses tratamentos podem variar de acordo com a gravidade do caso, e de acordo com critério médico onde podemos citar o:
- Aparelho intra oral – aparelho que é confeccionado por um dentista especializado com objetivo de desobstruir a via aérea superior.
- Cirurgia – o médico avalia a necessidade da intervenção cirúrgica para que haja a desobstrução da via aérea.
- CPAP (aparelho de pressão positiva continua nas vias aéreas) – é a principal arma no tratamento da SAOS. O fluxo de ar gerado pelo aparelho é capaz de gerar uma pressão positiva na via aérea, impedindo que ocorra o colapso (fechamento da via aérea) durante o sono.
Como funciona o CPAP?
Como dito anteriormente, o CPAP é um aparelho que gera uma pressão positiva continua nas vias aéreas evitando que aconteça a obstrução das vias. Os níveis de pressão necessários para evitar os eventos de Apneia variam de acordo com e necessidade de cada paciente, e de acordo com o grau de gravidade da doença.
Usar o CPAP não é tão complicado quanto parece, na maioria das vezes pessoas se adaptam facilmente a esta condição.
No começo pode parecer incomodo usar a máscara para dormir, porém o corpo humano tem a incrível habilidade de se adaptar ao estimulo que esta sendo dado, e com o passar dos dias usar a máscara torna-se um habito.
Os resultados variam de acordo com cada pessoa, mas na maioria das vezes é muito comum o relato de melhora na disposição, diminuição do ronco e da sonolência diurna.
O que eu devo fazer para manter a qualidade do sono?
- Respeite seu horário de dormir mantendo horários regulares de sono
- Não durma com a TV ligada, evite exposição à luz intensa durante a noite
- Evite banho muito quente antes de dormir, dê preferência a banhos mornos
- Não como muito antes de ir dormir, porém não vá dormir com fome
- Evite sonecas durante a tarde
- Evite ficar na cama depois que você não tenha mais sono
- Evite cafeína após o jantar
- Não fume antes de dormir
- Evite tomar bebida alcoólica 6 horas antes de dormir
- Não se ocupe com questões que te preocupem antes de dormir
- Faça exercício físico regularmente
Tire suas dúvidas clicando aqui:
|